O fim das suas dúvidas sobre juntas de vedação

As indústrias são organizações produtivas com um funcionamento muito complexo, além de terem diversos desafios a superar. Como o foco é quase sempre melhorar a produtividade e eficiência dos seus processos produtivos, existem diversas alternativas dependendo de qual for o problema. Se o assunto é estanqueidade, a solução pode ser as juntas de vedação.


A vedação por si só já é um grande desafio em diversos sistemas industriais. Principalmente quando é necessário lidar com substâncias abrasivas, corrosivas ou explosivas. Nesses casos, a preocupação é ainda maior, pois as consequência podem ser devastadoras em casos de vazamentos.


Os danos causados por vazamentos são diversos. Às vezes poderão ser apenas prejudiciais à produtividade da indústria; em outras ocasiões poderão realmente danificar o maquinário ou até mesmo o meio ambiente. Isso sem mencionar quando esses vazamentos são perigosos para a saúde e proteção da equipe de funcionários atuando no local, podendo até ocasionar acidentes. 


Por conta dessas dificuldades, o mercado oferece uma infinidade de opções, até porque a especificidade se faz necessária em alguns casos. As juntas de vedação são exemplos disso. Por serem de tamanha importância e com tantas opções no mercado, é essencial entender melhor sobre esse equipamento. É justamente por isso que estamos aqui.


Se você tem dúvidas acerca de juntas de vedação, esse texto é para você. Vamos falar e explicar um pouco mais sobre esse equipamento, os modelos presentes no mercado e como escolher a empresa ideal para você. Por isso, continue lendo esse texto!

O que são juntas de vedação

Em um sistema de tubulações, diversos outros objetos são adicionados com o objetivo de assegurar a estanqueidade entre os componentes. Gaxetas, anéis, flanges e velumóides são apenas alguns exemplos de equipamentos utilizados para este fim. Nessa lista podemos incluir as juntas de vedação.


Assim, já percebemos qual é o seu objetivo final, como o próprio nome já indica: Garantir a vedação. A grande questão, então, é como esse equipamento faz isso e qual é o seu diferencial em relação a todos os outros. 


As juntas de vedação são utilizadas na ligação entre duas superfícies ásperas ou rugosas. Quando os componentes a serem conectados não são polidos ou lisos, surgem diversos espaços pelos quais os fluidos podem escapar. Até mesmo quando há a presença de flanges pode ser necessário algum equipamento a mais garantindo a máxima estanqueidade.


Esses equipamentos costumam ser as juntas de vedação. Seu funcionamento consiste em ser comprimido entre as duas partes, obstruindo todos os pequenos vãos criados pela rugosidade ou aspereza dos componentes sendo conectados. Dessa forma, todo o trabalho das juntas dependem da sua capacidade de preencher as irregularidades na superfície dos equipamentos em questão.


É justamente por conta disso que o material faz toda a diferença no seu funcionamento. É essencial que as juntas de vedação sejam mais macias que os flanges nos quais serão aplicadas. Caso isso não ocorra, e infelizmente é mais comum do que deveria, as juntas não serão comprimidas o suficiente para obstruir completamente as superfícies em que estiverem presentes.


É justamente pela frequência que problemas como esse acontecem que vamos para o próximo tópico.

Juntas de Vedação

Fale Conosco

(11) 3366-9055

Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.

Juntas de Vedação

Como escolher as juntas de vedação mais adequadas

Como mencionado, a vedação é um estudo importante nos mais diversos segmentos industriais. São diversos cálculos e análises para estabelecer a capacidade de garantir a estanqueidade nos sistemas de transporte de fluidos. A complexidade nesses casos se dá justamente pela quantidade de pontos a serem analisados.


Pressão, natureza dos fluidos transportados, - líquidos, gasosos ou em suspensão - temperatura, abrasividade ou corrosividade, compatibilidade química, força de esmagamento inicial… Esses são apenas alguns exemplos de tudo que um profissional deve considerar para garantir que o sistema opere funcionamento. E tudo isso deve ser levado em conta no momento de obter suas juntas de vedação.


No final das contas, tudo depende do sistema com o qual você está trabalhando. Se existem muitas opções no mercado é justamente porque existe uma ampla diversidade de sistemas nos quais as juntas de vedação são aplicadas. Por isso é tão importante conhecer a sua própria demanda. 


Além disso, é interessante saber os materiais mais comuns na fabricação desse equipamento: PTFE, grafite flexível e papelão hidráulico. 

PTFE

Esse material é reconhecido pela sua versatilidade. Por ser atóxico, extremamente inerte e atender todas as faixas de pH, o PTFE pode resistir a uma grande parcela de substâncias. É justamente por isso que o encontramos em tantas indústrias, como de açúcar, bebidas e alimentos, farmacêutica, entre outras.

Grafite flexível

Conhecido por sua resistência incomparável e segurança que oferece, o grafite flexível é encontrado entre 95% - 99% de pureza. É capaz de garantir uma estanqueidade ímpar nos sistemas em que é aplicado. É a escolha ideal para ambientes mais severos e agressivos, como os ácidos, tóxicos, de temperatura elevada, etc.

Papelão hidráulico

A opção mais barata no mercado e também a mais popular nas indústrias, o papelão hidráulico é reconhecido por sua estabilidade térmica e custo-benefício. Existem modelos do papelão hidráulico que podem contar com celulose, amianto, aramida ou fibra inorgânica. 


Agora que você já tem um conhecimento mais aprofundado em juntas de vedação, resta apenas saber onde encontrá-las com muita qualidade e excelência. Se é justamente por isso que você está buscando, conheça a Diniz. 

Diniz, sua nova empresa para juntas de vedação

A Diniz é uma empresa fundada em 1968 e especialista em vedação, isolamento e manutenção industrial. Conosco você terá à sua disposição toda a expertise de mais de 50 anos de história, isso sem mencionar os profissionais altamente capacitados que compõem a equipe da Diniz.


Por isso, não perca mais tempo procurando e venha contar com a Diniz. Nossa equipe de atendimento está à sua disposição para sanar suas dúvidas e oferecer um orçamento. Portanto, seja bem vindo à Diniz, a melhor escolha para juntas de vedação!